sábado, 5 de julho de 2008

Despedida

- Meu Deus, como eu detesto despedidas.
- Bom, todo mundo detesta, né?
- Mas comigo é mais forte.
- Trauma?
- Não sei, mas eu recebo torpedos de angústia em toda e qualquer despedida.
- Nossa, mas quantas despedidas tu faz por ano?
- Por ano?! Por dia.
- Mas nem que fosse guia turístico...
- Não estou me referindo apenas às despedidas de trens e ônibus que partem aplaudidos por lágrimas de saudade antecipada. Eu detesto todas as despedidas.
- Que outras despedidas existem?
- Quando estamos fazendo alguma coisa e alguém diz que vai sair. Quando estamos conversando e alguém diz que precisa ir. Quando alguém diz "boa noite, estou indo dormir".
- Ora, qual o problema de dizer "boa noite" e ir dormir?!
- Eu não suporto. Eu simplesmente não suporto as despedidas.
- Bastaria ir dormir também.
- Sempre fico acordado, observando o sono alheio como um gato observa uma bolinha de gude rolando num chão de madeira. Observo o sono alheio constatando a despedida concretizada, e minha permanência imobilizada.
- Conheço uma excelente psicóloga. (risos)
- ¬¬
- Mas não tens idéia de por que és assim?
- Não sei, é desde pequeno.
- Bom, eu tenho que ir.
- ...
- Brincadeirinha. Só queria ver tua reação.
- Que sadismo.
- Não! Queria ver tua reação para que pudesse ver tua recuperação quando eu dissesse que era brincadeira.
- Quem dera todas as despedidas fossem "brincadeirinhas".
- Ó... Mas olha, despedidas são importantes. Se não existissem despedidas, não existiriam reencontros. Tudo seria um eterno e constante momento imutável. E nós ainda não estamos prontos para esse tipo de realidade eterna. Nós sequer estamos prontos para fazer do casamento, que é um dos maiores símbolos de eternidade na sociedade, algo realmente construtivo. Imagina então...
- Por que não estamos prontos para a eternidade? Eu estou pronto.
- Não tá não.
- Eu estou!
- Na-na-ni-na.
- Quer parar?
- Opa! Eu senti um bom nível de irritação nesse pedido.
- E daí?!
- Se tu entrar na eternidade agora, assim, vai ser um cara irritado pra sempre.
- Não vou. Raiva passa.
- Na eternidade, não passa. Se passar, não faz parte da eternidade.
- Ok, é verdade. Então é isso...
- Isso o que?
- Isso é o que me faz ficar tão angustiado com as despedidas. Não são as despedidas que me ferem.
- O que fere, então?
- O fato de eu não estar pronto para a eternidade. A cada despedida, talvez eu lembre inconscientemente disso.
- Um dia vai estar preparado, não precisa se angustiar, querido.
- Agora era um bom momento pra entrar na eternidade!
- Agora? Por que?
- Eu ficaria eternamente te adorando.
- E ficaria eternamente com essa taça de vinho na mão? (risos). Vamos dormir?
- Vamos.
- Mas nada de ficar acordado angustiado observando meu sono.
-
- Que cara é essa?
- Só pensando.
- Em que?
- De fato, eu não estou pronto para a eternidade. Mas...
- Hum...?
- Para o casamento, estou.
- Diz de verdade?
- De verdade.
- Agora sou eu quem não vai dormir!!
- Desculpe dar uma má notícia a essa hora. (risos)
- A notícia mais perfeita do mundo.
- :)
- E melhor ainda que...
- Que...?
- Não haverá despedida de solteiro! :)

4 comentários:

Vitor disse...

hehehee
muito boa

Vitor disse...

hehehee
muito boa

Anônimo disse...

hahahahahaha excelente!!

Mari ☮ disse...

Genial.